Contrariamente ao que muitos empresários julgam, a verdade é que o desenvolvimento de uma aplicação para o seu negócio pode ser uma forma bastante eficaz de reduzir custos (principalmente no que concerne o relacionamento com o cliente).
Hoje resolvemos desmistificar esta questão, e explicar-lhe como é que pode facilmente reduzir os seus custos ao ter uma app acessível aos clientes (ou para os seus colaboradores).
4 motivos para desenvolver uma aplicação para o seu negócio e reduzir os custos
Muitas empresas gastam mensalmente imenso dinheiro para terem uma boa notoriedade de mercado (assim como um bom volume de vendas) e conseguirem obter um bom relacionamento com o cliente.
Contudo, podemos dizer-lhe que uma aplicação para smartphone pode fazer uma grande parte desse trabalho, reduzindo assim os custos do investimento.
1 – Permite um reforço constante da notoriedade da marca
Pense quanto dinheiro é que gasta mensalmente para que a sua marca ganhe notoriedade junto dos seus clientes e potenciais clientes?
Pois bem, a verdade é que provavelmente é um valor razoavelmente alto. Ao ter uma aplicação, a mesma permite que os seus clientes (e potenciais clientes) possam aceder à mesma a qualquer hora e em qualquer lugar.
Mesmo que inicialmente a aplicação seja simples, a verdade é que a sua melhoria contínua, a inclusão de novos serviços e funcionalidades irá fazer com que haja um aumento gradual da taxa de utilização, evitando assim que a mesma seja esquecida (ou apagada).
Esta utilização continua da aplicação por parte dos consumidores, irá reforçar a notoriedade da marca, sem que tenha de estar a investir imenso dinheiro mensalmente.
Além disso, se o mesmo facilitar a interação do consumidor com a empresa, isso irá também fazer com que haja uma diminuição de custos com o atendimento telefónico (ou outro tipo de atendimento que tenha implementado).
Tenha sempre em mente que os smartphones fazem cada vez mais, parte da vida integrante do consumidor, logo, em vez de implementar campanhas digitais cujo ROI é complicado de medir, as empresas estão cada vez mais a desenvolver apps para facilitar a comunicação e o relacionamento digital.
Uma aplicação para o seu negócio, além de reduzir os custos, vai permitir que invista e direcione melhorias na app, para aquilo que impacta diretamente o seu volume de negócios.
2 – Menor custo de pesquisa
A verdade é que se a sua empresa não tem uma infraestrutura própria para distribuição, é impossível ter 100% do controlo sobre os seus clientes ou a utilização dos seus produtos.
A não ser que faça uma pesquisa de mercado (que por norma são bastante dispendiosas, demoradas e têm um desfasamento temporal significativo) nunca irá saber como é que o seu cliente funciona e o que procura.
Contudo, com uma aplicação móvel, você vai conseguir pelo menos alguma informação sobre os seus clientes e os seus padrões de compra (além da localização e o volume de vendas de cada cliente).
Além disso, saiba que com estas aplicações é muito mais simples fidelizar um cliente, seja através de ofertas, bónus de boas vindas, pontos que podem posteriormente serem trocados…
Os dados que poderá recolher, vão ser muito mais fidedignos do que qualquer pesquisa de mercado que faça, e o valor… bem o valor é extremamente menor.
Mas o melhor de tudo é que com dados reais pode desenvolver produtos que satisfaçam verdadeiramente o consumidor, desativar serviços que ninguém utiliza, implementar melhorias constantes na qualidade…
3 – Aumento do volume de vendas
Independentemente de já ter um negócio estabelecido ou estar a tentar melhorar o volume das suas vendas, a verdade é que ter um negócio implica um esforço constante para vender mais e reduzir custos desnecessários.
Com uma aplicação móvel integrada com um site de e-commerce, é possível aumentar o volume de vendas e diminuir os custos da cadeia de venda e distribuição.
Lembre-se que o e-commerce é cada vez mais a forma de compra preferida dos consumidores. Logo, se tiver uma aplicação onde seja mais simples comprar do que aceder ao site via smartphone, a mesma vai ajudá-lo a vender mais e melhor.
Tenha em mente que nos dias que correm, ter uma aplicação móvel aliada ao seu negócio não é uma questão de exibicionismo ou de reconhecimento de marca.
Trata-se de uma forma contínua de aumentar o volume de vendas.
4 – Networking quase gratuito
Se pensar bem, os seus clientes têm muito provavelmente diversas coisas em comum: gostos parecidos, o mesmo tipo de interesse, necessidades idênticas…
Basicamente, se analisar os seus clientes, vai poder criar uma persona que pode utilizar nas suas campanhas de marketing (independentemente da natureza das mesmas).
Assim sendo, pode considerar de certa forma, a sua aplicação como uma forma de networking para pessoas com os mesmos gostos.
Embora hoje tenhamos grandes redes sociais, como é o caso do Facebook ou do LinkedIn, a verdade é que as redes sociais do futuro vão centrar-se em aproximar pessoas com os mesmos tipos de gostos.
Desta forma, isto acaba por ser uma grande oportunidade para as marcas se tornarem mais reconhecidas, e conseguirem gerar no consumidor um novo sentimento.
Ao criar redes de clientes que tenham os mesmos gostos e interesses, será simples os mesmos comunicarem, criando um outro nível de oportunidades para si enquanto empresário.
Uma aplicação móvel pode facilmente ajudá-lo nesse sentido (desde que, se enquadre obviamente na sua tipologia de negócio).
Como vê, o desenvolvimento de uma aplicação móvel para a sua empresa, não é apenas uma questão de reduzir custos para a mesma.
É também uma forma bastante mais económica de aumentar o reconhecimento da marca e aumentar o volume de negócios.