Se alguma vez teve dificuldades em manter um grande número de e-mails, sabe como é importante manter a sua caixa de entrada organizada. A chave está em encontrar um sistema que funcione para si e manter-se fiel a ele. Por exemplo, poderá criar pastas para cada fase do processo de contratação: “Entrevistas”, “Ofertas”, “Acompanhamento” e assim por diante. Pode até etiquetar diferentes e-mails com diferentes etiquetas, o que é uma óptima forma de se manter organizado se não conseguir criar um sistema que funcione para si. Tenha em mente que não tem de criar uma nova pasta para cada e-mail que recebe. A sua caixa de entrada destina-se a ser um lugar para mensagens com as quais ainda não tenha lidado, por isso não quer carregá-la com demasiadas pastas.
Para além de manter um registo da correspondência que tem com potenciais empregadores, também vai querer manter um registo da sua agenda de entrevistas. Quando estiver a entrevistar para múltiplas posições num curto espaço de tempo, é fácil perder o registo de quais as entrevistas que estão a surgir quando. Utilizando a função de calendário de um cliente de e-mail, pode criar um calendário de entrevistas e convidar os empregadores a entrevistá-lo em horários específicos - o que é uma óptima forma de garantir que nenhuma das suas entrevistas seja acidentalmente negligenciada.
Como candidato a emprego, é provável que participe em redes online como o LinkedIn. Mas, como uma conta de correio electrónico profissional permitir-lhe-á criar pastas, elas podem também ajudá-lo a manter-se organizado enquanto faz a sua pesquisa. Pode criar uma pasta para cada organização ou indústria que lhe interesse e arquivar qualquer informação que possa ser útil mais tarde. Isto será útil quando estiver a escrever uma carta de apresentação ou materiais de preparação para entrevistas ou quiser fazer referência a uma informação que retirou da sua investigação. Além de o ajudar a manter-se organizado durante a sua investigação, uma conta de correio electrónico profissional dá-lhe a capacidade de realizar investigação a qualquer hora, dia ou noite, sem ter de interromper o seu trabalho actual. Por exemplo, muitos clientes de correio electrónico têm uma função de expansão de texto que lhe permite escrever um código curto para inserir automaticamente um endereço longo num correio electrónico. Isto pode ser extremamente útil se estiver a tentar chegar a pessoas que não conhece mas que quer fazer perguntas.
Nos dias de hoje, é quase impossível evitar o envio ocasional de um correio electrónico de natureza algo informal. Por exemplo: Se estiver a corresponder com alguém que não seja seu chefe, colega de trabalho ou amigo íntimo, provavelmente não quer usar uma base de nome próprio. Então como transmitir este nível de formalidade sem parecer rígido e pouco amigável? A solução consiste em usar um pouco de discrição profissional. Utilizar o apelido do destinatário em combinação com um pequeno prefixo antes do seu nome, tal como “Sr.” ou “Sra.” seguido do seu primeiro nome, é uma forma subtil - ainda assim significativa - de manter os seus e-mails profissionais. Embora existam formas de tornar as suas mensagens de correio electrónico mais formais (tais como adicionar uma linha extra após a sua assinatura ou aumentar o tamanho da letra do seu cabeçalho), existem também formas de as tornar menos formais.
Já falámos sobre a importância de manter um registo da sua investigação. Uma boa conta de e-mail permitir-lhe-á guardar facilmente artigos, screenshots e outros materiais relacionados com o seu campo de interesse e aceder a eles sempre que precisar deles. Uma conta de correio electrónico básica permitir-lhe-á guardar anexos na sua caixa de entrada. No entanto, se procura uma oferta mais robusta, pode encontrar contas de correio electrónico que lhe permitem guardar um item na sua “unidade de nuvem” ou noutra área específica.
Uma conta de correio electrónico profissional é mais do que apenas um lugar para guardar as suas mensagens; é uma ferramenta essencial que pode racionalizar quase qualquer pesquisa de emprego ou fluxo de trabalho que envolva outras pessoas através da Internet. Com uma conta de correio electrónico profissional, pode manter-se organizado, gerir o seu horário de entrevistas, estabelecer contactos, realizar pesquisas, e até transmitir um nível de profissionalismo.