José Matos

01 out. 2022

Manutenção e monitorização à distância: A Arma Secreta dos Serviços de TI Geridos

Nesta era de digitalização, há uma necessidade constante de manter os sistemas operacionais das empresas em funcionamento. É aqui que entram os serviços de TI geridos. Estes serviços ajudam a manter o seu negócio a funcionar sem problemas com monitorização remota, actualizações de software, e tarefas de manutenção. Continue a ler para saber mais sobre os prós e contras da utilização de serviços de TI geridos, bem como dicas para escolher o fornecedor de serviços certo para as suas necessidades.

O que são serviços de TI geridos?

Os serviços de TI geridos são um tipo de serviço de TI que é fornecido por uma empresa terceira. O prestador de serviços é responsável pela gestão e manutenção dos seus sistemas. O nível de serviço dependerá do fornecedor, mas normalmente incluirá alguma combinação de:

- Monitorizar os seus sistemas para garantir o seu bom funcionamento.

- Manter os seus sistemas a funcionar durante o máximo de tempo possível.

- Fornecer actualizações de software.

- Gestão de tempos de paragem para cobrir emergências.

Porquê utilizar serviços de TI geridos?

Há muitas razões pelas quais pode escolher serviços de TI geridos. A chave é encontrar um fornecedor que corresponda às necessidades do seu negócio com o seu orçamento e requisitos de pessoal. Vamos ver alguns dos benefícios que os serviços de TI geridos podem trazer ao seu negócio:

- Responsabilidades de descarga: Quando terceiriza as suas responsabilidades de TI, liberta tempo para se concentrar em outros aspectos do seu negócio.

- Manter os sistemas actualizados: Novas versões de software são lançadas regularmente. Quando gere as suas próprias TI, tem muitas vezes de lidar com o incómodo de obter essas actualizações para os seus utilizadores.

- Ter uma equipa de apoio dedicada: Os clientes de serviços de TI geridos têm frequentemente acesso a uma equipa de apoio 24/7. Isto significa que as suas necessidades de TI são satisfeitas com uma interrupção mínima do seu pessoal.****

Coisas a procurar num fornecedor de serviços de TI geridos

Antes de escolher um fornecedor de serviços de TI gerido, deve certificar-se de que este se adequa bem às suas necessidades. Os seguintes factores ajudá-lo-ão a determinar se um serviço de TI gerido é adequado para si:

- Fixação de preços: Fique de olho no preço dos serviços de TI geridos que está a considerar. Poderá muitas vezes obter um melhor negócio com um fornecedor de TI gerido se estiver à procura dos seus serviços de consultoria ou de apoio dedicado.

- Tempo de retorno: Quanto tempo demora o seu fornecedor actual a obter-lhe um ticket de apoio? Têm algum tipo de SLA ou SLR? Há quanto tempo estão em actividade? Esteja ciente de que tempo de entrega rápido não é a mesma coisa que tempo de resposta rápida.

- Serviço ao cliente: É capaz de entrar facilmente em contacto com o seu fornecedor de TI gerido através de telefone, e-mail, ou chat ao vivo? Quanto tempo demora a obter uma resposta? Sente-se à vontade para fazer as suas perguntas ou deixar mensagens se estas não forem respondidas de imediato?

As 3 tarefas centrais de um fornecedor de serviços de TI gerido

Se procura um fornecedor de serviços de TI gerido, é importante compreender o que está a receber. Quando contrata uma empresa de TI gerida, é provável que esteja a trabalhar com três tarefas essenciais:

- Monitorização do sistema: Se um sistema começar a agir, como é que vai saber disso? Isto pode ser feito de várias maneiras, desde ter um técnico no local que verifica o seu sistema a cada sistema com uma ferramenta de monitorização incorporada.

- Manutenção do sistema: Com o tempo, os sistemas começarão a deteriorar-se e precisam de ser actualizados devido a mudanças tecnológicas. Com que frequência será necessário fazer isto e será uma ocorrência frequente? Vai querer considerar o tempo que leva a reparar um sistema.

- Actualizações de software: De vez em quando, será lançada uma nova versão do software que os seus sistemas estão a executar. Com que frequência será necessário fazer isto, e que sistemas serão actualizados?

Apoio remoto vs. apoio no local

Quando está a gerir as suas próprias TI, está encarregado de cada sistema e do seu apoio. Isto significa que tem de estar disponível para resolver quaisquer problemas. Se algo correr mal, é necessário que seja você a resolvê-lo. Isto pode ser um incómodo, tanto para o seu tempo como para o seu pessoal. Um fornecedor de serviços de TI gerido, no entanto, tem opções de suporte remoto. Pode aceder ao seu sistema à distância, e o seu agente de apoio pode aceder ao seu sistema à distância se necessitar de resolver um problema. Isto pode ser uma enorme poupança de tempo, uma vez que já não perderá tempo a viajar entre sistemas. Alguns fornecedores de serviços de TI geridos também oferecem apoio no local.

Conclusão

Os serviços informáticos mais bem geridos ajudarão a sua empresa a manter-se em funcionamento, sem quaisquer problemas. Estes serviços podem ser utilizados para monitorizar os seus sistemas de modo a garantir o seu bom funcionamento, bem como para tarefas de manutenção e actualizações para manter os seus sistemas em funcionamento. Dito isto, é importante escolher o fornecedor certo para as suas necessidades. Certifique-se de olhar para os serviços oferecidos pelo seu potencial fornecedor e de compreender o que cada um deles faz.

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