Software

José Matos

26 jul. 2022

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software?

Devido à importância do software para seus resultados, o software ocupa um lugar cada vez mais importante nas atividades das empresas (sejam elas publicas ou privadas).

Devido à importância do software para seus resultados, o software ocupa um lugar cada vez mais importante nas atividades das empresas (sejam elas publicas ou privadas). Essa importância fez com que cada vez mais empresas de desenvolvimento de software surgissem no mercado e oferecessem diferentes tipos de soluções para os problemas que as empresas podem encontrar.

Saber escolher uma empresa de desenvolvimento de software é como escolher um novo mecânico: deve ser alguém de confiança que entenda as nossas necessidades, saiba comprar as melhores peças dentro do nosso orçamento e possa resolver os nossos problemas com eficácia, garantindo a qualidade e segurança do produto.

Como funciona o desenvolvimento de software?

Ao descrever o trabalho de um programador, já deve ficar claro que o desenvolvimento de software é um processo complexo.

Envolve várias etapas entre a conceção do projeto (seja um projeto pessoal ou um pedido recebido de um cliente) e a sua realização.

Também está ligado aos métodos de trabalho da gestão de projetos, principalmente quando se trata de equipas de desenvolvimento.

Mais tarde, discutiremos essas questões com mais detalhes - as etapas e métodos usados ​​no desenvolvimento de software.

Nada disso seria útil sem o próprio código. Portanto, o software só pode ser implementado por instruções escritas num determinado idioma.

Quais são essas linguagens? Esses são padrões de comando reconhecíveis em determinados sistemas e dispositivos.

Ao usar os comandos certos num determinado idioma, o texto pode ser traduzido em ações ou outros elementos na tela de um computador, tablet ou smartphone.

Deve-se notar que nem todos os ambientes aceitam o mesmo idioma. É como viajar: em alguns países, você só pode se comunicar num determinado idioma.

O que é arquitetura de software?

Quando falamos em arquitetura de software, é sempre interessante compará-la ao projeto de um apartamento. Uma vez concluído, a construção profissional torna-o confortável e funcional, para que possa ser percorrido e usado da melhor maneira possível em qualquer ambiente. Consequentemente, os moradores sentem que está tudo bem, que é funcional e satisfatório, além de estético.

Em software, o mesmo conceito faz sentido e é realmente perfeito. Parte dessa projeção e do desenvolvimento do software passa pelo layout e design da ferramenta, que tornará sua parte visual agradável e funcional. Os elementos estão bem dispostos no écran e o utilizador pode usar o software sem nenhum problema.

A arquitetura de software é um trabalho que inclui também a construção de um software, considerando a organização de seus elementos operacionais e garantindo sua entrega aos utilizadores. Na prática, a arquitetura é projetada para garantir que a experiência do utilizador forneça um nível mínimo de garantia de que os utilizadores poderão realizar as atividades que desejam.

Para isso, a arquitetura de software deve ter todos os elementos e funções de forma organizada, acessível e compreensível para viabilizar os processos operacionais. Independentemente do tamanho e complexidade do software, a arquitetura garante que o código de programação desenvolvido resultará em um software totalmente funcional.

Principais etapas para o desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é um esforço passo a passo para tornar o trabalho mais fluido e organizado. A aplicação dessa tecnologia é a garantia de saber o que o cliente deseja, a garantia de que estará no projeto e detalhes como o custo do software.

Após essas etapas, o trabalho passa da produção para o teste e, finalmente, para a implementação e as operações. Em seguida, saiba o que cada fase do desenvolvimento de software inclui e entenda por que cada uma é tão importante!

Levantamento de requisitos

O software foi criado simplesmente porque alguém, em algum momento, precisou ou pensou em uma ferramenta que pudesse ter sucesso no mercado. Este número é um cliente, interno ou externo. Entre eles, o que realmente importa é que o cliente é o criador do software, por isso é preciso entender suas expectativas e necessidades em relação ao aplicativo.
O levantamento de requisitos é a etapa em que todas as informações são agregadas com o cliente. Define as condições e critérios sob os quais o software deve ser entregue, ou seja, que correspondam às expectativas do cliente em relação ao produto final. Na pesquisa, programadores e clientes precisam conversar mais para determinar a ideia final do projeto.

Análise de requisitos

O próximo passo é realizar uma análise mais detalhada das necessidades do cliente e tudo o que o programador levantou na pesquisa. Nem tudo o que é necessário pode ser implementado no projeto, o que definirá a fase atual. Primeiro, analise se a ideia está clara e se existem erros, ambiguidades ou outros problemas.
Depois, e sobretudo, inicia-se a fase de análise técnica. Os programadores projetam como cada solicitação do cliente funcionará e, em seguida, aprovam ou revisitam determinadas ideias juntos. Isso é necessário porque nem todas as ideias realmente funcionam quando você pensa em um software específico. Cabe ao programador analisar suas configurações e apresentá-las ao cliente.

Análise financeira

Está tudo definido, ou seja, com o conteúdo do projeto determinado, é hora de avaliar o custo total da obra. Nesta fase, a previsão consiste em calcular o montante necessário para os investimentos de desenvolvimento, tendo em conta os seguintes custos:

  • Equipe de trabalho - quanto será pago e quantos profissionais;

  • A complexidade técnica do projeto - quanto mais complexo o projeto, maior o custo;

  • Qualificações de mão de obra - Trabalhos mais complexos exigem profissionais mais qualificados, ou seja, seus custos de mão de obra são mais altos.

É tão importante quanto entender e definir esses custos para garantir que eles sejam devidamente suportados pelo cliente. Com a apresentação da proposta financeira, caso seja alcançado um acordo, deve ser assinado um contrato de custo para que ambas as partes assinem e se comprometam com o que o prestador de serviços pactuou.

Produção

É hora de sujar as mãos com o desenvolvimento de software. A produção é quando começa o trabalho operacional, para o qual existe um cronograma para garantir que os projetos sejam entregues no prazo. A produção geralmente é planejada em módulos e o software é entregue progressivamente em módulos testados e com garantia de funcionamento.

Nesta etapa, também é definida a metodologia que será aplicada no desenvolvimento do projeto. Atualmente, os métodos ágeis são favorecidos pelas equipes de trabalho justamente porque entregam módulos prontos para uso em etapas e muitas vezes aceleram a produção. A produção passa pela arquitetura e codificação e passa para o próximo estágio.

Teste

No desenvolvimento de software, o período de teste não pode ser ignorado. Concluída a fase de produção, as operações anteriores do aplicativo devem ser totalmente exploradas, pelo menos por enquanto. Os testes são baseados no desempenho do aplicativo em análises técnicas por profissionais, bem como em óticas simuladas voltadas para o usuário alvo.

Bugs aparecerão naturalmente neste momento, o que deve ser considerado uma coisa boa. É uma chance de corrigi-lo a tempo e garantir que o software seja melhor quando não foi entregue ao cliente. Mudanças causadas por erros também devem ser testadas, e somente quando tudo estiver em ordem é que os próximos passos podem ser visualizados.

Implementação

Agora é a hora de entregar os frutos do trabalho duro das equipes de programadores e programadores. Uma resposta positiva e nenhum bug durante o teste indicam que o software afetado está pronto. No entanto, a implementação trouxe mais observações e testes, mas desta vez já na aplicação concreta, ou seja, na utilização pretendida pelo cliente.

As implementações também devem garantir que o cliente esteja totalmente integrado e adaptável ao aplicativo entregue a ele. Portanto, parte da equipe deve se dedicar ao treinamento para garantir que os clientes entendam como o software funciona para que possam usá-lo de forma consistente e em escala.

Outros fatores importantes na escolha da sua empresa de desenvolvimento de software

Isso se aplica a todos os projetos, mas é especialmente útil para projetos que precisam ser atualizados e são atualizados com frequência. Você notou que queremos dizer "da 'sua' empresa de desenvolvimento de software?" Sim, eles serão seus parceiros e compartilharão seu sucesso com você. Portanto, descubra se:

Se eles fornecerem pequenas melhorias ou possíveis correções de bugs por um tempo.

Se a empresa tem a capacidade de adicionar novos recursos ao software.

Possibilidade de dar continuidade ao projeto.

Isso evitará produtos que podem não atender às suas necessidades de negócios, que geralmente são pré-fabricados. Em seu lugar está um software de solução de problemas adaptado às suas necessidades.

Porque escolher a empresa de desenvolvimento de sistemas certa é tão importante?

Por que escolher bem o seu mecânico? Porque ele se preocupa com o que é caro para ele. É exatamente o mesmo para empresas de desenvolvimento de software. Aqui está a coisa:

Planeje o programa com sua empresa para adequar uma solução às suas necessidades.

Crie um software que fará com que suas máquinas de negócios funcionem mais rápido ou melhore seus processos de negócios, reduzindo custos. Melhorias no sistema são recomendadas.

Quando a produção também se ajusta, ajusta o programa.

Se necessário, ele desenvolverá módulos adicionais para evitar a obsolescência do software.

Eles podem integrá-lo com outro software (se necessário)

Quem somos

Somos uma empresa de consultoria em TI especializada no desenvolvimento de software personalizado. Contamos com uma equipe multidisciplinar, experiente e motivada com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de software personalizado. Valorizamos e confiamos no potencial de nossos colaboradores e acreditamos em sua contribuição pessoal para nossos clientes Abordamos cada projeto com rigor, profissionalismo e entusiasmo. Nós sempre nos esforçamos para alcançar nosso principal objetivo - o sucesso de nossos clientes! Somos capazes de desenvolver qualquer tipo de solução... teste-nos!

Os Nossos Serviços

Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar 100% focada na resolução de desafios, sempre com o objetivo final de criar soluções úteis e produtivas. Desta forma, todo o processo de desenvolvimento de software personalizado é programado de acordo com as reais necessidades do seu negócio, proporcionando uma solução única que evolui à medida que o seu negócio evolui.

Dessa forma, podemos desenvolver um software 100% adequado para você e com os recursos que você mais precisa. Seja construindo um aplicativo do zero, fazendo modificações personalizadas em um aplicativo existente ou até mesmo um simples front-end de banco de dados, podemos ajudar. Não criamos apenas software! Criamos soluções para resolver problemas de clientes e parceiros.

O que nos torna diferentes ?

Todo o nosso software é totalmente desenvolvido com base no cliente. Entendemos que é o software que precisa ser customizado para o cliente, não o cliente do software.

Desenvolvemos software de acordo com os requisitos dos nossos clientes, utilizando as mais recentes tecnologias e utilizando o SCRUM como método ágil.

Garantimos resposta aos pedidos de alteração, integração com outros sistemas e manutenção para cada situação específica.

Subscreva e fique a par das novidades.

Some text some message..