composite of hand holding graphics with black background

O que é a Realidade Aumentada

Sem nos darmos conta, no nosso quotidiano começou, desde há algum tempo, uma revolução na forma como Homem e as máquinas interagem entre si, estando estas últimas cada vez mais autónomas, “sensitivas” e reativas aos estímulos e necessidades humanas.

No meio desta grande mudança que marcará definitivamente o futuro da Humanidade, encontramos a Realidade Aumentada. De forma simples, é uma tecnologia que permite combinar o mundo real com o virtual, permitindo a interação mais intensa e a execução otimizada de tarefas entre o ser humano e as máquinas.

Permite-nos assim “saltar” para um mundo virtual e interagir com elementos, objetos, personagens que não passam de fruto da imaginação de quem os criou. Parece complexo, mas é bastante simples: basta olhar à nossa volta e pensar em exemplos já existentes. Lembra-se do filme “Matrix”, dos “tamagochis”, da animação 5D, ainda que na sua forma mais inicial? Pois a realidade aproxima-se cada vez mais da ficção e as inovações estão a surgir todos os dias, com base neste fenómeno da tecnologia.

Tendo começado com a tecnologia 2D, a RA assenta em três elementos básicos:  um objeto real com alguma forma/código ou referência que permita a interpretação e/ou a criação do objeto virtual; um dispositivo que seja capaz de “projetar” a imagem do objeto real e um software que consiga interpretar o sinal transmitido pelo dispositivo (que pode ser, por exemplo, uma câmara). No final deste processo, um dispositivo de saída (ex.: um ecrã de telemóvel) mostrará o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem um só.

A RA não tem limites e pode ser usada na evolução da medicina, como em cirurgias à distância (em que o médico pode estar longe do paciente), na indústria, em manuais de instrução interativos e, claro está, no lazer, criando animais de estimação virtuais, jogos e filmes muito mais interativos e realistas.

A publicidade será uma das áreas que mais beneficiará da RA: já imaginou o que seria se, ao passar em frente à sua montra, o potencial cliente pudesse interagir com os produtos como se lhes tocasse realmente, ou se um simples convite virtual se tornasse quase tão real quanto um convite em pessoa?

A CloudWorks desenvolve software para Realidade Aumentada. Apresente-nos as suas ideias e questões e procuraremos dar-lhe a resposta mais inovadora do mercado.