video_marketing

As vantagens do Vídeo Marketing

Cada vez mais os empresários investem em diferentes formas de comunicação digital. Contudo, uma das ações que tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos é o vídeo marketing. Mas, a verdade é que existem ainda muito empresários que não conhecem bem esta forma de comunicação, nem as vantagens que a mesma pode ter para o seu negócio. Assim sendo, hoje iremos explicar-lhe um pouco sobre este tema, assim como indicar-lhe as vantagens, e indicar-lhe alguns dados interessantes.

O que é o vídeo marketing

Quem trabalha frequentemente com marketing digital, sabe que existem ações que geram um maior envolvimento do consumidor do que outras. Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas por gestores de marketing é o vídeo, exatamente porque permite que haja um envolvimento real do consumidor com a marca. Assim sendo, é possível dizer que os conteúdos de vídeo têm como principal intuito prestar uma informação, comunicar um produto ou serviço, educar o consumidor ou simplesmente ampliar a notoriedade da marca. E a verdade é que são extremamente bem-sucedidos nessas tarefas, porque os consumidores já estão fartos de receber conteúdo publicitário massivo na caixa de email ou enquanto fazem scroll nas redes sociais. Além disso, os vídeos têm um poder de conversão bastante elevado, já que conseguem transformar qualquer tipo de conteúdo em algo mais dinâmico e sentimental (uma das melhores formas de vender é despertar um sentimento).

Outro ponto que deve ter em conta, é que a forma como faz vídeo marketing não é algo estanque. Pode fazê-lo de várias formas e com vários intuitos. Alguns dos conceitos de vídeo mais comuns são:

  • Unboxing de produtos, reviews e comparações (especialmente no caso de empresas na área da tecnologia)
  • Tutoriais (sobre qualquer tipo de assunto)
  • Workshops (sobre diversos temas)
  • Testemunhos de clientes
  • Vlogs

Contudo, de acordo com o seu tipo de negócio, a sua empresa pode adaptar os vídeos para que cumpram qualquer objetivo que tenham a nível de negócio.

Quais são as principais vantagens de utilizar o vídeo marketing?

Existem imensas vantagens ao optar por esta ferramenta de comunicação digital (tenha em mente que deve implementar uma estratégia integrada para alcançar melhores resultados). Algumas das vantagens desta forma de comunicação são as seguintes.

1 – Grande segmentação

É possível criar uma campanha de vídeo segmentada de acordo com os parâmetros definidos para alcançar a sua persona (o cliente alvo). Esta segmentação permite que converse com quem precisa, sobre o que precisa e exatamente no momento em que precisa (levando ao aumento da notoriedade e consequentemente do volume de vendas).

2 – Recolha de dados

Outra das vantagens associadas ao vídeo marketing é a possibilidade de recolha de dados que ao serem corretamente trabalhados podem permitir que a sua empresa conheça ainda melhor quem é o target. Um vídeo que seja colocado por exemplo no Youtube, vai permitir que saiba métricas essenciais de performance, que o vão ajudar a tomar decisões mais ponderadas e certeiras no futuro.

3 – Poder de alcance

O poder de alcance de um vídeo é algo que faz com que o investimento nesta ação seja cada vez maior. Um bom vídeo pode alcançar facilmente mais de 500 mil pessoas em menos de 24 horas. Obviamente que poderá ter de o promover nas redes sociais, mas mesmo assim o alcance é feito à escala global.

4 – Desperta emoções

Tal como dissemos anteriormente, a grande maioria dos consumidores (principalmente quando são compras por impulso) compram movidos pelo sentimento (seja ele qual for). Assim sendo, a principal vantagem de um vídeo é a facilidade com que o mesmo desperta uma emoção no consumidor. Um bom exemplo prático é a campanha de vídeo criada pela Budweiser com o principal intuito de promover a condução segura e que o fez ao mostrar a ligação entre um cão e o seu dono. Foram poucas as pessoas que ficaram indiferente ao anúncio.

5 – E a forma mais eficaz de conteúdo

Nos dias que correm, a maior parte das pessoas tem uma rotina que cumpre religiosamente, não tendo tempo para perder 5 ou 10 minutos a ler um artigo ou a ver informações mais relevantes sobre determinado tema. Contudo, se essa informação for resumida em vídeo e o mesmo tiver a duração máxima de 1 minuto, a verdade é que qualquer pessoa irá perder esse minuto a ver o mesmo. Se quer comunicar com o seu target e passar-lhe uma mensagem importante, acredite que o vídeo marketing terá um impacto muito maior do que qualquer outra forma de conteúdo.

Alguns dados interessantes sobre o vídeo marketing

Se ainda lhe restam algumas dúvidas sobre esta forma de comunicação, apresentamos-lhe de seguida os dados mais relevantes sobre a mesma.

  •  Existem mais de 1 bilião de utilizadores registados apenas no youtube
  • Cerca de 46% dos consumidores tem alguma ação (comprar, registar, fornecer email…) depois de ver um vídeo
  • 80% dos consumidores lembram-se de terem visto determinado vídeo promocional no Youtube ou noutro canal como o Facebook
  • Ao utilizar a palavra “vídeo” no titulo de um e-mail aumenta a taxa de abertura em 19% e a taxa de cliques em 65%
  • A duração de um vídeo é variável, no entanto, idealmente deve ter entre 31 a 120 segundos
  •  Os vídeos recebem 375% mais cliques que as imagens e geram 291% mais de alcance nas redes sociais
  • O vídeo aumenta o tráfego orgânico em mais de 157%
  • 88% dos consumidores passam mais tempo num site se o mesmo tiver vídeos
  • 46% dos consumidores usam o vídeo para se ligar a uma marca
  • O vídeo gera uma taxa de conversão superior a 70%
  • Ter um vídeo no seu site aumente 53 vezes a probabilidade de aparecer na primeira página do google
  • Conjugar o vídeo com publicidade paga aumenta em 22% a conversão
  • 96% dos marketers investiram em vídeo em 2017
  • 74% do tráfego da internet em 2017 foi em formato vídeo
  • 33% das pessoas veem mais de 1 hora de vídeos em smartphones ou tablets

Como vê a utilizar o vídeo marketing é uma tendência mundial e é previsível que continue a crescer exponencialmente. Desta forma, vai querer continuar sem investir nesta forma de comunicação?