3D Play Button

As Vantagens do Conteúdo em Vídeo para Comunicação Interna nas Empresas

Cada vez mais de forma a que uma organização cresça de forma coerente é importante que todos os colaboradores estejam alinhados com a estratégia de crescimento e funcionamento da mesma. No entanto, se quando falamos de pequenas empresas é relativamente simples que todos os colaboradores se conheçam e tenham um relacionamento mais próximos com as chefias, quando falamos de uma grande empresa, isso é quase impossível. Assim sendo, o que muitas empresas têm vindo a adotar de forma a melhorar a comunicação interna é a partilha de conteúdo em vídeo com os seus colaboradores. Se ainda não adotou esta estratégia, ou se está a pensar nisso, hoje apresentamos-lhe algumas das muitas vantagens que o conteúdo em vídeo tem no que concerne a comunicação interna nas empresas.

Porque utilizar o vídeo em vez de outras metodologias?

Quem tem uma empresa, muito provavelmente já implementou uma campanha de vídeo marketing, uma vez que esta é uma forma simples e rápida de captar a atenção do consumidor. Assim sendo, antes de lhe explicarmos as vantagens de optar pelo vídeo como forma de comunicação interna em detrimento de outras metodologias de comunicação, é importante que perceba que a mesma filosofia que é aplicada para o consumidor, é também aplicada aos seus colaboradores. Passar qualquer tipo de mensagem em vídeo é uma forma mais eficiente de comunicar (porque esta é uma forma menos maçadora de passar uma informação). Conheça então algumas das vantagens para utilizar o vídeo quando precisar de passar qualquer tipo de mensagem aos seus colaboradores.

1 – Rapidez

A comunicação em vídeo é muito mais rápida de ser realizada e compreendida do que qualquer forma de comunicação em texto (sejam circulares, emails, cartazes…). Isto acontece porque o cérebro humano consegue interpretar mais facilmente uma mensagem visual do que algo que esteja escrito (quantas vezes já teve de reler um parágrafo porque não conseguiu perceber à primeira o que estava escrito?).

2 – Gera mais atenção

Experimente colocar um vídeo de 1 minuto ou uma folha de papel com texto do início ao fim e vai ver qual é que é a forma que desperta mais atenção. A verdade é que um vídeo vai ser sempre uma forma mais empática de captar a atenção de qualquer pessoa. Isto acontece, pois é possível transmitir a informação de forma mais simples, clara, mas acima de tudo, é possível apelar ao sentimento (o que é complicado num texto corrido – nem com smiles vai lá).

3 – Gera maior interesse

De forma complementar o que dissemos anteriormente, a verdade é que o fato de apresentar um vídeo vai gerar mais interesse e impacto em quem está a receber a mensagem. Muito estudos têm sido realizados e os resultados indicam que é mais fácil partilhar ou comentar um vídeo do que qualquer conteúdo textual. Deste modo, imagine que precisa da opinião dos seus colaboradores para determinada questão, mas é muito complicado estar a falar individualmente com os mesmos. Crie um vídeo (pode ser algo simples) e lance-lhes por exemplo um desafio (que tenha como principal objetivo ajudá-lo a fortalecer ou tomar uma decisão). Vai ver que a adesão será muito maior, pois conseguiu em menos de 30 segundos captar a atenção e consequentemente o interesse dos seus colaboradores.

4 – Mais facilidade na absorção do conteúdo

O cérebro humano processa muito mais facilmente o vídeo do que uma informação que seja textual. Desta forma, se quer passar uma mensagem importante, os seus colaboradores vão absorve-la e interpretá-la muito melhor do que se passar uma circular ou enviar um email. E tenha em mente que quando falamos de uma empresa, uma correta interpretação pode ser a chave para o sucesso.

5 – Gera maior economia para a empresa

Imagine que a sua empresa tem sede em Lisboa e duas filiais (uma no Porto e outra no Algarve). Agora imagine que precisava passar uma informação aos seus colaboradores e que teria de perder 3 dias para poder reunir-se com todos os colaboradores e falar com eles. Com a gravação de um vídeo, pode poupar imenso tempo e dinheiro já que a mensagem pode ser enviada e reproduzida individualmente. Como vê, são imensas as vantagens de utilizar o vídeo como forma de comunicação interna na sua empresa.

Quais os tipos de vídeo que pode utilizar na comunicação interna da empresa?

Se está então a pensar implementar esta forma de comunicação, saiba que existem diversos tipos de vídeo que pode realizar e divulgar junto dos seus colaboradores. Para que tenha uma ideia mais clara, explicamos-lhe de seguida.

1 – Vídeo informativos

Tal como o próprio nome indica, os mesmos servem para divulgar algo que seja importante e que seja informativo. Dentro destes tipos de vídeo pode divulgar:

  •  Os resultados da empresa
  • Divulgação de reuniões
  • Divulgação de eventos
  • Confraternizações ou jantares da empresa

2 – Vídeos educativos

Se pretende mostrar aos seus colaboradores como é que funciona uma nova ferramenta que adquiriu (um software por exemplo), fazer um vídeo em versão tutorial pode ser uma forma simples e eficiente de explicar o funcionamento para todos ao mesmo tempo. É também possível investir em formações à distância através desta forma de comunicação (webinares por exemplo).

3 – Vídeos de reconhecimento

Uma das melhores formas de motivar os seus colaboradores é através do reconhecimento. Desta forma, se quer parabenizar a sua equipa pode facilmente criar um vídeo para o fazer.

4 – Vídeo motivacional

Saiba que menos de 3 minutos de vídeo é suficiente para motivar, sensibilizar, emocionar e inspirar toda a sua equipa. Logo, é um método que pode utilizar em fases um pouco mais complicadas que a sua empresa tenha de ultrapassar. Como pode ver são imensas as vantagens do conteúdo em vídeo para comunicação interna nas empresas, assim como as várias tipologias de vídeo que podem ser implementadas. Se ainda não experimentou esta forma de comunicação, faça-o hoje mesmo e garantimos-lhe que não se irá arrepender.